domingo, 21 de dezembro de 2008

Pensamentos Mágicos

Há uns tempos vi um programa na televisão que falava sobre pensamentos mágicos. São pensamentos, ritos que as pessoas fazem, quase uma superstição. Algo que uma pessoa faz ou pensa e que acredita que se não o fizer, algo pode acontecer.

Comecei a pensar se eu tinha algum pensamento mágico e apercebi-me que até tenho alguns. Por exemplo, calço sempre os sapatos na mesma ordem. Primeiro o direito e depois o esquerdo como uma forma de entrar precisamente com "o pé direito" no novo dia. Se me cruzar com um carro fúnebre faço sempre o sinal da cruz. Dantes era mais discreta, mas agora quero lá saber. Se estou dentro do carro ninguém vê, o pior é se estou numa esplanada ou no meio da rua! Outra coisa que faço com frequência é, se penso em alguma coisa má que possa acontecer a mim ou a alguém de quem gosto, bato (de preferência na madeira) dizendo "que o diabo seja cego, surdo e mudo. Sem cabeça paralítico e tudo!". O pior é que este é o meu pior pensamento mágico, pois dantes dizia-o 3 vezes e agora (talvez para fazer mais efeito) digo-o 3x3 e ainda digo mais duas no final, não ter-me enganado nas contas! :S

Espero não estar a ficar maluca com tanta magiquíce!

1 comentário:

Unknown disse...

O que você descreve está relacionado a um transtorno de ansiedade chamado de TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo. Faça uma pesquisa e saberá o quanto esse problema é prejudicial e também as formas de tratá-lo. É importante procurar tratamento psicológico ou psiquiátrico, pois há uma tendência a piorar cada vez mais.