quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Coisas de Mãe


É incrível, a quantidade de coisas que mudam depois de uma mulher ser mãe. A todos os níveis. Práticos, sentimentais, físicos... Sinto-me uma pessoa diferente. Não sei explicar como. Sinto-me, por um lado mais calma, por outro com mais vontade de viver. Agora não há pressas. Tudo gira à volta da Luísa e em função dela e das suas rotinas. As prioridades mudaram. Primeira ela e o seu bem-estar, depois nós.

A nível prático também muda tudo! Sair de casa já não é pegar na carteira e ir embora. Temos de arranjar o saco da Luísa com fraldas, doses de leite em pó, o biberon com água quentinha, agasalhos e a bebé dentro da cadeira. Para entrar no carro é mais uma aventura. Arrumar tudo, prender a cadeira. Sair do carro é ainda pior. Monta carrinho, veste o casaco, tira do carro põe no carrinho, põe saco. E lá vamos nós! No supermercado é uma chatice. Carrinho numa mão, cesto na outra. Felizmente agora há os cestos com rodinhas, já não temos de os levar no braço. Não podemos trazer muita coisa porque não é possível trazer carrinho do bebé e compras ao mesmo tempo.

E o sono? Acabou! Nunca mais se dorme como deve ser. Já para não falar que se dorme menos, apesar de eu não ter razão de queixa porque a Luísa já dorme a noite toda. Estou a noite toda em alerta, atenta a todos os barulhos. Atenta à respiração dela e sempre com medo que ela se engasgue sem eu dar conta. Durmo sempre virada para o berço e com as orelhas em pé.

Fisicamente, nem se fala... Onde foi parar a cintura? Quem é que disse que o peito ficava mais pequeno? Já para não falar nos quilinhos a mais, mas isso não é nada que não se resolva a seu tempo.

Claro que não é só complicações. Também tem as suas coisas boas, aliás, só tem coisas boas. Não há melhor do que:

- Olhar para ela quando dorme

- Tirá-la da cama quentinha e estremunhada

- Enrolar-me com ela na cama por baixo do edredon fofo de manhã

- Ver a forma como ela olha para mim. Com o olhar cheio de amor e orgulho como se eu fosse a pessoa mais importante do mundo

- Ouvir os Agruuns tão queridos como se estivesse a dizer-me ADORO-TE!

- Olhá-la nos olhos enquanto lhe dou o biberão

- Dar-lhe um abraço grande quando ela chora

- Enchê-la de beijos

- Sentir o cheiro dela

- o sorriso dela

- Brincar com ela no banho

- Cantar para ela

- Olhar para ela

- Passear com ela

- Ouvir os comentários das pessoas e ficar inchada de orgulho



Podia ficar aqui para sempre a dizer tudo o que é bom e tudo o que vale a pena quando se é mãe. Que apesar de toda a preocupação, de todas as mudanças e até dos quilos a mais, não trocava isto por nada neste mundo!

Sem comentários: