domingo, 14 de dezembro de 2008

O verdadeiro Espírito de Natal

Ontem, num dos vários eventos que tive este fim-de-semana, tive o privilégio de viver e partilhar o verdadeiro espírito de Natal.
Tive o habitual almoço de Natal da empresa que este ano não teve nada de habitual. Nada de actividades como o golf ou a equitação. Nada de caterings elaborados ou presentes caríssimos. Com o intuito de aproximar toda a gente, numa altura em que a crise anda na boca de todos, fomos para a Quinta de Pancas que agora pertence a uma ex-colega nossa, a querida Maria. Um palácio lindo do séc. XVI onde cada canto da casa, cada parede e cada janela estão cheios de histórias e História para contar. A Maria comprou a quinta com o objectivo de a restaurar e ainda não o fez. Estávamos portanto numa casa quase sem luz, quase sem água e com algumas divisões onde não podíamos entrar porque corríamos o risco de vir parar ao andar de baixo devido ao estado do soalho. Um ambiente mesmo romântico!
Fomos divididos em equipas. Cada equipa tinha um objectivo. Uma estava responsável pela montagem das mesas e decoração do espaço, outra estava responsável pela animação, uma equipa para tratar das bebidas e entradas, uma ainda para fazer o almoço e finalmente uma equipa para preparar as sobremesas. Os senhores Directores escolheram previamente o chefe de cada equipa e as restantes pessoas foram escolhidas através de um sorteio. Ou seja, desde a administração, aos departamentos do escritório até aos rapazes da produção, todos ficámos misturados nas equipas. Ao contrário dos outros anos, não nos organizámos com os "amiguinhos" do dia-a-dia, mas sim todos juntos por equipas para darmos o melhor de cada um na preparação da festa.
Foi fantástico o convívio entre as pessoas, a capacidade de improvisação e organização de todos. Melhor ainda foi ver que, quando uma equipa acabava o seu trabalho, espontâneamente ia ajudar a equipa do lado.
Almoçámos numa sala linda com uma lareira enorme, com pinheirinhos de Natal espalhados por todo o lado e bolas de chocolate penduradas. Comemos, bebemos, rimos e falámos, fizemos uma caça ao tesouro, jogámos à mímica e no fim voltámos para casa com o coração cheio de Natal.

Ah! Eu fui chefe da equipa dos Chouriços, responsável pela confecção do almoço e fizemos uma feijoada mesmo mesmo boa que ganhou o prémio das equipas! hihihihihi

Sem comentários: