segunda-feira, 23 de março de 2009

A menina dança?

Quando somos novas, temos pressa em crescer, quando chegamos à vida adulta, queremos que o tempo desacelere e comece a passar bem devagarinho.
A primeira vez que me trataram por senhora foi numa loja e lembro-me de ter ficado chocada... Alguma coisa em mim, indicou àquela menina, (talvez as minhas profundas rugas na cara...) que a forma mais adequada para se dirigir a mim seria "Senhora".
Mas onde eu quero chegar é ao facto de haver pessoas que nos tratam por "Menina", "Senhora" , "Dona" (muito mau) ou "Você" (muito mau mesmo).
Talvez sejam hábitos dos tempos modernos. Antigamente tratava-se as pessoas por "Menina". Ainda hoje no norte se tratam assim as meninas.
A minha avó ainda hoje é tratada por muitas pessoas por Menina Alicinha. Eu adoro quando me tratam por Menina Carolina! Acho "Senhora" muito pesado. Fico doente quando me tratam por "Dona"! Fico doida quando me tratam por "Você"!!!
É muito difícil utilizar o "Você" e são poucas as pessoas que o sabem fazer. Não é a mesma coisa que tratar por você. Este pronome pessoal deve ser utilizado entre "iguais" e não em relações verticais. (espero que não me interpretem mal!)
Penso que as pessoas fazem-no por ignorância, não por serem mal-educadas... "Se você quiser, temos esse modelo no tamanho acima." Não ficaria muito melhor "Se a menina/senhora quiser, temos esse modelo no tamanho acima."?
Na dúvida, quando se souber, mais vale tratar pelo nome. Ainda há dias, uma cliente me dizia "Dona Carolina, vou enviar-lhe um pedido de orçamento por e-mail." (AHHHHHHHHHHHH!) Pela voz, a rapariga tinha a minha idade ou menos! Não resisti... "Por favor R, trate-me por Carolina!!!"

2 comentários:

Anónimo disse...

a menina anda muito tia

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

Olá Tio zesim!!!
Sabe que mais?
"Tia??? Só se fores tu!!!"

hahahahaha

bjs