quinta-feira, 2 de abril de 2009

Milleniuns - a geração Y


Ainda sobre a formação a que assisti ontem, uma das oradoras falou no facto dos MILLENIUNS estarem a invadir o mercado de trabalho. Explicou que Milleniuns são as pessoas nascidas depois de 1981 (ou seja, eu!) que passaram a adolescência agarradas às novas tecnologias como telemóveis, computadores com internet, usaram salas de chat e enviaram sms's.


Estive à procura na internet de algo sobre este assunto e este foi o único texto que encontrei, que, apesar de estar em brasileiro, diz coisas interessantes:



"Técnicas de gerenciamento para estimular o melhor da Geração Y


Publicada em 05 de novembro de 2007 às 12h45


- Comprometa-se com causas de responsabilidade social. Devido a sua orientação civil, membros da Geração Y serão atraídos por organizações que não são focadas somente no lucro e sucesso corporativo, mas que estejam envolvidas em missões sociais. Eles vão querer saber o que seus funcionários estão fazendo para proteger o meio ambiente e promover a justiça social além de manter uma mão-de-obra realmente diversificada.
Eles podem relutar a trabalhar em companhias que mantêm negócios em países com práticas de direitos humanos questionáveis, como China e Sudão.

Estrutura de gerenciamento
- Os mentores precisam dar aos Mileniuns uma corda. Aproveitando a dica do programa de televisão muito popular entre a Geração Y, "Quem quer ser um milionário", é preciso compreender que eles precisam de uma “linha-guia” para ajudá-los a entender o que esperam deles profissionalmente, o que é adequado ou não na cultura corporativa, como responder a feedbacks construtivos ao invés de encolherem-se e como aumentarem a auto-motivação e resolverem problemas de formação.
- Gerentes devem explicar para seus funcionários da Geração Y a proposta maior da organização e como toda a estrutura funciona para suportá-la. Isso é comum em algumas organizações de TI que pretendem comunicar como o papel de todos suporta o negócio e as estratégias de TI.
- Novas orientações no pós-seleção. Como novos empregados, ele vão precisar de muitas explicações, diferentemente da predecessora Geração X que descobria tudo por si mesma.
- Reuniões freqüentes com os superiores. Porque Mileniuns requerem muito mais supervisão, gerentes terão que se esforçar para agendar reuniões regulares com seu pessoal para certificarem-se de que estão motivados e fazendo o trabalho, além de dar feedbacks.

Iniciativas de treinamento
Membros da Geração Y respondem muito bem a treinamentos baseados em trabalho de equipe e não a leituras ou teorias extraídas de livros. Treinamentos experimentais e baseados em trabalho de equipe oferecem aos Milleniuns a oportunidade de cometer e processar erros em um ambiente seguro e transferir esse conhecimento para seu trabalho. Algumas áreas específicas de desenvolvimento que os Mileniuns e seus empregadores deviam manter o foco:
- Conhecimento de suas limitações pessoais e como adaptar o comportamento para obterem o impacto desejado. Iniciativas de auto-treinamento irão ajudar essa geração a aprender a lidar com feedbacks, desenvolver a flexibilidade para comandar e ser comandado em ambientes de trabalho em constante mudança e cultivar a motivação interna necessária para ser bem-sucedido em qualquer situação.
- Habilidade de comunicar. Porque a Geração Y cresceu com e-mail, Instant Messaging, mensagens de texto e salas de bate-papo, seus membros tendem a confiar demais nas tecnologias de comunicação. Isso pode servir-lhes muito bem em equipes de trabalho virtuais, em que interações face-a-face não são tão comuns, mas eles precisam conhecer as expectativas de comunicação profissional: quando o cara-a-cara, telefone, texto ou e-mail e IM funcionam para prevenir mal entendidos que geralmente são resultados do excesso de confiança em ferramentas de comunicação tecnológicas.
- Habilidade de colaboração para resolução de problemas. O treinamento nessa área irá ajudá-los a responder a questões complexas em um ambiente em que tempo, controle e soluções convencionais são bem-vindas.

As organizações podem encontrar a combinação perfeita de política, estrutura e treinamento para que recrutamento da Geração Y atinja bons níveis de exploração das qualidades e da lealdade. Ajudar Milleniuns a elevarem sua capacidade de ouvir criticas dará a essa geração as ferramentas que precisam para gerenciar a atual realidade dos ambientes de trabalho e as incertezas do futuro. Dados os recursos, sabedoria e suporte de gerações mais velhas, a Geração Y pode se tornar um catalizador para um futuro melhor- um que beneficie a todos nós."

*Deborah Gilburg é chefe do Gilburg Leadership Institute, uma consultoria de desenvolvimento de lideranças especializada em dinâmicas de gerações e organização de planos de sucessão.

1 comentário:

Cortes disse...

Eu faço parte da geração da malta que não percebe nada de novas tecnologias, pois nasci um ano anes...