sábado, 25 de abril de 2009

Fenómeno Marta


Nem é preciso dizer quem é a Marta. Toda a gente já sabe que é a menina com 4 anos a quem foi diagnosticada uma Leucemia Mioloblástica Aguda. Tem página no Facebook, um blog, o Pedro Ribeiro falou nela na 6ª feira de manhã na Comercial e pelo menos no DN saiu uma notícia sobre a Marta.


É incrível a onda de solidariedade que se tem criado à volta da triste realidade que se deparou sobre esta família. Infelizmente, talvez tenha sido o facto desta criança ter cara de boneca e ser de boas famílias de Cascais, mas o que é certo é que ela conseguiu demover milhares de pessoas. Quem não recebeu já toneladas de e-mails e pedir ajuda para encontrar dadores de medula? Nunca ouvi falar de alguém que tenha conseguido o que estes pais conseguiram.


Talvez por ser agora mãe, fiquei aterrada quando li o e-mail pela primeira vez. Imaginei o horror que deve ser ver um filho numa situação destas e o sofrimento de não saber se vai sobreviver...


E como tantas outras pessoas, esta manhã dirigi-me ao colégio Botãozinho em Carcavelos para fazer a colheita de sangue e entregar o questionário onde dava autorização para fazerem análises ao meu sangue e este ficar disponível num banco de medula internacional. O que é excelente porque, se não puder ajudar a Marta, existe a possibilidade de salvar uma pessoa em qualquer parte do mundo.


Foi maravilhoso! Quando chegava ao colégio, não queria acreditar no trânsito que estava e na escassez de lugares para estacionar. Fiquei com um nó na garganta ao ver tanta gente a passar por aqueles portões e pensei na felicidade que não devia estar no coração daqueles pais ao verem tanta gente que não conhecem a irem lá por causa da filha deles.


Entrei no colégio às 10h30, as portas tinham aberto às 10h e a minha senha tinha já o nº 266. Quando me vim embora, um pouco antes das 12h, as senhas já ultrapassavam o nº 500.


Estive na sua página do Facebook há pouco e fiquei a saber que estiveram cerca de 1.200 pessoas hoje no colégio para fazerem a colheita. E melhor do que isso, é que já encontraram 2 dadores para outras duas pessoas que também precisam de transplante!


Realmente não há melhor agência de comunicação do que o coração de uns pais desesperados!


Martinha, espero que encontre a pessoa que procura! Vou rezar muito por si e pedir a Deus e ao Jesus que olhem por si e pela sua família!

2 comentários:

Anónimo disse...

"Kiki das Meias Altas",

Pois...sou a Alice a colega do Luís e, hoje dei-lhe os parabéns pela fantástica pessoa que tem a seu lado.

Este "cantinho" é delicioso, fico estarrecida a lê-lo. Engraçado que me identifico com muito do que aqui se escreve.

Que sentido de Humor, que sentido de oportunidade, que grandeza de pessoa, de sentimentos e, atitudes.

Um beijinho e, muito obrigada por poder partilhar por esta delicia que é a "Kiki das Meias Altas".

Alice :-)

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

Alice,

nem sei o que dizer... Que palavras tão boas! Quando escrevo neste espaço, escrevo o que me vai cá dentro e nem imagino quem o vai ler. Sinceramente nem faço ideia de quem passa por aqui. "Ouvir" as suas palavras ainda me dá mais força para continuar. Obrigada por estar presente!

Um beijinho